Recife ganha encontro para discutir seis anos do Código Florestal
Via: Diário de Pernambuco
O Observatório do Código Florestal (OCF) e o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) realizarão, na próxima sexta-feira (8), um evento gratuito trazendo atualizações sobre a implementação da Lei Florestal. A iniciativa é em comemoração ao aniversário de seis anos da Lei Florestal brasileira, que aconteceu no último dia 25.
O encontro, que acontece na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) a partir das 9h, abordará as mudanças com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o Código Florestal, dados atualizados sobre da regularização ambiental no país, e as perspectivas do mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRAs).
Além disso, será realizado o lançamento da publicação da Avaliação de Oportunidades em Restauração de Paisagens Florestais no Estado de Pernambuco, resultado de um estudo desenvolvido em Pernambuco para identificar as oportunidades de restauração florestal no estado utilizando a metodologia ROAM (Restoration Opportunities Assessment Methodology).
Segundo Joaquim Freitas, Coordenador de Projetos do CEPAN, o estudo foi essencial para que se saiba o “real status de atendimento ao código florestal no estado e para verificar os custos e oportunidades socioeconômicas advindas de sua implementação”.
O evento, que reunirá organizações da sociedade civil, do poder público e do setor privado que atuam com a implementação da Lei Florestal, contará com a presença de Carlos Cavalcanti, Secretário Estadual de Meio Ambiente (SEMAs), que apresentará o status do Cadastro Ambiental Rural e do Programa de Regularização Ambiental no estado. Estarão presentes também, Liza Baggio da Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (AMANE), Edilene Fernandes do Amaral do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e Richard van der Hoff, da Universidade Federal de Minas Gerais (Lagesa/UFMG).