O Observatório do Código Florestal, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, realizará o “Seminário técnico sobre o Cadastro Ambiental Rural”. O evento acontecerá no dia 3 de agosto, a partir das 8h30, no auditório 1 do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília. Confira a programação e marque na agenda;
Seminário técnico sobre análises do Cadastro Ambiental Rural
Data: Quinta-feira, 03 de agosto de 2017.
Local: Auditório 1 do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília-DF.
Horário: 8:30 às 18:00. Haverá café da manhã no local às 8:30.
Lançamento do livro Código Florestal Brasileiro: haverá futuro? organizado pelo WWF-Brasil às 18:10.
Acompanhe o evento no canal oficial do OCF.
Confirme a participação no Facebook.
Participe do debate por meio do grupo: seminario-tecnico-car@googlegr
Programação:
9:00 – Abertura – Roberta del Giudice – Secretária executiva do OCF
9:10 – Painel 1 – Usos e aplicações: o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para pesquisa e planejamento territorial
Moderação: Ane Alencar – IPAM
9:20 – Carlos Eduardo Sturm – Serviço Florestal Brasileiro – Como o Sicar pode ser utilizado como banco de dados para pesquisa e planejamento territorial.
9:40 – Gerd Sparovek (Esalq/USP) – Usos do Cadastro Ambiental Rural para análise da paisagem no meio rural brasileiro.
9:50 – Vinicius Guidotti (Imaflora) – Atlas Fundiário e Agropecuário do Brasil: aplicação e pesquisa do Cadastro Ambiental Rural na experiência do Imaflora.
10:00 – Britaldo Soares-Filho (CSR/UFMG) – Usos do Cadastro Ambiental Rural para análise da paisagem no meio rural brasileiro.
10:10 – 10:40 – Debate
10:40 – Samuel Campos (UFLA) – Usos do Cadastro Ambiental Rural para análise da paisagem no meio rural brasileiro – a confirmar.
10:50 – Miriam Prochnow (Apremavi) – Aplicação do Cadastro Ambiental Rural no planejamento de paisagem: experiência da Apremavi em Alto Vale do Itajaí-SC.
11:00 – Vivian Ribeiro (IPAM) – Abordagem metodológica para utilização do Cadastro Ambiental Rural para pesquisa.
11:10 – 11:40 – Debate
11:40 – Almoço no local
13:00 – Painel 2 – Análise e validação: desafios do Cadastro Ambiental Rural
Moderação: Edenise Garcia (TNC)
13:10 – Vinicius Silgueiro (ICV) – Desafios metodológicos de análise e validação do CAR no Mato Grosso: a experiência do Instituto Centro de Vida (ICV).
13:20 – Camila Rezende (FBDS) – Desafios e soluções na produção de bases cartográficas de referência para análise de Áreas de Preservação Permanentes e Reservas Legais: a experiência da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.
13:30 – Heron Martins (Imazon) – Potenciais de monitoramento e responsabilização por meio do Cadastro Ambiental Rural.
13:40 – 14:10 – Debate
14:10 – Alex Marega (Sema-MT) – Análise e validação do Cadastro Ambiental Rural no estado de Mato Grosso: principais desafios, reflexões e soluções.
14:20 – João Paulo Mastrangelo (Sema-AC) – Análise e validação do Cadastro Ambiental Rural no estado do Acre: principais desafios, reflexões e soluções – a confirmar.
14:30 – Júlia Linhares (Sema-AM) – Análise e validação do Cadastro Ambiental Rural no estado do Amazonas: principais desafios, reflexões e soluções.
14:40 – Justiniano Netto (PMV-PA) – Disponibilização ativa de dados do sistema estadual de Cadastro Ambiental Rural: a experiência do estado do Pará.
14:50 – Arquimedes Longo (SEDAM-RO) – Análise e validação do Cadastro Ambiental Rural no estado de Rondônia: principais desafios, reflexões e soluções.
15:00 – 15:30 – Debate
15:30 – Painel 3 – Questões fundiárias e ambientais: desafios do Cadastro Ambiental Rural
Moderação: Frederico Machado (WWF-Brasil)
15:40 – Milene Oberlaender (ISA) – Oportunidades e desafios do Cadastro Ambiental Rural em comunidades tradicionais.
15:50 – Lidiane Amorim e representante da Coordenação de Meio Ambiente (INCRA) – Os desafios e oportunidades do Cadastro Ambiental Rural em comunidades quilombolas e em assentamentos rurais da reforma agrária.
16:00 – Representante da FUNAI – Os desafios e oportunidades do Cadastro Ambiental Rural em comunidades indígenas – a confirmar.
16:10 – 16:40 – Debate
16:40 – Robson Disarz (Serfal/Programa Terra Legal) – Quais as relações e implicações entre regularização fundiária e regularização ambiental: experiências e reflexões do Programa Terra Legal.
16:50 – Pablo Galeão (IIEB) – Quais são os limites do Cadastro Ambiental Rural: experiências da fronteira de desmatamento no sul do Amazonas.
17:00 – Carla Lessa (ICMBio) – Os desafios e oportunidades do Cadastro Ambiental Rural em Unidades de Conservação.
17:10 – 17:40 – Debate
17:40 – Panoramas e perspectivas: encaminhamentos e lições aprendidas
17:40 – Ana Carolina Crisostomo (IPAM).
17:50 – Raimundo Deusdará Filho (Serviço Florestal Brasileiro).
18:00 – Roberta del Giudice (Observatório do Código Florestal).
18:10 – 19:30
Coquetel de lançamento do livro – Código Florestal Brasileiro: haverá futuro? – Maurício Voivodic –WWF-Brasil
Local: Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) – UnB (ao lado do auditório do Instituto de Biologia).
Documentário filmado durante expedição promovida pelo Observatório do Código Florestal apresenta panorama de comunidades tradicionais e agricultores familiares no bioma […]
Estudo feito pelo CCCA mostra como o Cadastro Ambiental Rural é alterado para permitir a destruição de milhões de hectares […]
Na programação do Brasil durante a 16ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica – COP16,realizada em Cali, na Colômbia, de 21 de […]
Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal encerrou, finalmente, o julgamento dos embargos de declaração na Ação Direta de Inconstitucionalidade […]