Frente Parlamentar Mista Ambientalista lança documento de recomendações para COP-29
22 de outubro de 2024
Evento de lançamento da publicação acontece no dia 24/10 de forma online
Das enchentes do Rio Grande do Sul à seca no Norte do país, o Brasil tem sido assolado por eventos climáticos extremos, cada ano mais comuns. Tendo em vista a realização no próximo mês da 29º Conferência das Partes, a COP-29, em Azerbaijão, a Frente Parlamentar Mista Ambientalista (FPamb) irá lançar um documento de posicionamento e recomendações referente aos principais temas prioritários para enfrentamento à crise climática.
O lançamento acontecerá de forma on-line no dia 24 de outubro às 17h pelo canal do Youtube da Frente e contará com a participação de especialistas e representantes da sociedade civil organizada, atuantes nas questões climáticas no Brasil.
O evento também é organizado pelo Observatório do Código Florestal (OCF), rede de organizações da sociedade civil brasileira que monitora a implementação da lei de proteção da vegetação nativa do país, conhecida como Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).
A implementação da lei, que dispõe sobre o uso da terra no país, é um dos principais instrumentos de mitigação e adaptação climática do Brasil, cuja maioria das emissões são advindas de atividades de uso da terra.
A publicação é dividida em recomendações referentes a uma lista de temas prioritários para o Brasil a serem tratados no principal evento sobre crise climática do mundo. São eles: financiamento climático; ambição, adaptação e mitigação; transição energética; juventude, gênero e raça e sistemas alimentares.
Ao fim, a Frente Ambientalista também lançará diretrizes para a delegação brasileira presente na Conferência das Partes, cuja importância é ressaltada tendo em vista a realização da COP-30 em Belém em 2025.
Dentre as orientações, a Frente destaca a importância do posicionamento do país como potência climática, o que será permitido por uma Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) “robusta e representativa”, que também sirva de espelho de ambição climática para as Partes.
A Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil reflete o compromisso do país em enfrentar as mudanças climáticas e atingir metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), responsáveis pela crise climática.
SERVIÇO
Data: 24/10
Horário: 17h
Onde: Youtube Fpamb
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function have_rows() in /home/storage/c/a7/22/observatorioflor1/public_html/wp-content/themes/observatorioflorestal/single.php:56 Stack trace: #0 /home/storage/c/a7/22/observatorioflor1/public_html/wp-includes/template-loader.php(106): include() #1 /home/storage/c/a7/22/observatorioflor1/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/c...') #2 /home/storage/c/a7/22/observatorioflor1/public_html/index.php(17): require('/home/storage/c...') #3 {main} thrown in /home/storage/c/a7/22/observatorioflor1/public_html/wp-content/themes/observatorioflorestal/single.php on line 56