Conteúdo
Código Florestal Brasileiro completa dez anos com semana de debates
03 de maio de 2022
Código Florestal Brasileiro completa dez anos com semana de debates
Uma série de eventos foi organizada para discutir avanços e a necessidade urgente de sua implantação
No próximo dia 25, o novo Código Florestal Brasileiro completa dez anos. Para marcar a data, uma série de oficinas e mesas redondas com especialistas será promovida a partir de segunda, dia 23 e até quinta, 02/06, com eventos majoritariamente on-line, no evento Código Florestal +10. Na quarta, dia da edição da nova Lei, haverá um lançamento de dados inéditos sobre os avanços da implementação da Lei, com transmissão ao vivo pela plataforma oficial do evento e pelo canal do YouTube do Observatório do Código Florestal.
Na pauta da semana, as discussões vão girar em torno de temas essenciais para a implantação do Código Florestal Brasileiro, como: necessidade do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para territórios tradicionais e coletivos, incentivos financeiros para adequação ambiental e iniciativas privadas, como a agenda ESG e seu compromisso com o meio ambiente.
Os debates vão envolver também assuntos como a emergência climática e o Código Florestal como solução para a crise de biodiversidade e do clima, além dos entraves jurídicos que têm atrasado sua implantação.
“Organizamos dez dias de oficinas e mesas redondas para marcar estes dez anos de um dos códigos mais estratégicos para o desenvolvimento e o futuro do país. Nosso objetivo é chamar a atenção para a necessidade urgente de implementá-lo e a ocasião é ideal”, explica Roberta del Giudice, secretária executiva do Observatório do Código Florestal.
Segundo ela, o momento é de grave desrespeito à natureza, com recordes de desmatamento seguidos e afronta às leis ambientais. “Ao mesmo tempo, é ano de eleições e precisamos olhar com atenção para os políticos que vamos eleger e qual é a agenda deles com relação à conservação do patrimônio florestal do país”, conclui.
A semana de comemoração pelos dez anos do código vai reunir entidades e especialistas em conservação ambiental, como Raoni Rajão, professor de Gestão Ambiental da UFMG e professor visitante em universidades como Lancaster University (Reino Unido), Amanda Faria Lima, analista no Programa de Integridade e Governança Pública da Transparência Internacional – Brasil e cofundadora do Instituto de Governo Aberto (IGA), Rafael Loyola, professor do departamento de Ecologia da Universidade Federal de Goiás e diretor do Instituto Internacional para Sustentabilidade, Beto Mesquita, engenheiro florestal e diretor de Políticas e Relações Institucionais da BVRio, Raimunda Monteiro, Pós-Doutora em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Roberta del Giudice, secretária executiva do Observatório do Código Florestal, entre outros experts.
O Código Florestal +10 é uma iniciativa do Observatório do Código Florestal, rede de 39 organizações da sociedade civil, destinada a profissionais da área, estudantes e público em geral interessado no tema proteção florestal. O evento faz parte da plataforma Rio2030, que ativa, mobiliza e engaja diversos setores público e privado da sociedade.
O patrocínio é da Norway’s International Climate and Forest Initiative (NICFI) e do Instituto Clima e Sociedade (ICS), além de contar com o apoio da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e dos Ministérios Públicos do Rio de Janeiro e da Bahia.
Confira a programação do Código Florestal + 10 e faça a inscrição em: https://www.even3.com.br/codigoflorestal10/
Informações:
Evento
Nina Pougy – (21) 98869-9363
Imprensa
Katia Cardoso – (11) 93775-6426 [email protected]
Comunicação OCF
Simone Milach – (21) 98900-2310 e (21) 99800-0667
Leitores também acessaram:
[O Eco] Oportunidades e desafios para a implementação do Código Florestal brasileiro
[O Eco] Oportunidades e desafios para a implementação do Código Florestal brasileiro Fonte: O Eco / por: Pedro Moura Costa, […]
Novo processo de regularização ambiental prejudica quilombolas e povos tradicionais
Novo processo de regularização ambiental prejudica quilombolas e povos tradicionais RegularizAgro, lançado pelo Governo Bolsonaro, privilegia imóveis rurais de uso […]
Chamada de Voluntários para divulgação técnica e científica de eventos sobre proteção florestal
Chamada de Voluntários para divulgação técnica e científica de eventos sobre proteção florestal O Observatório do Código Florestal está […]
[UOL] Com desmate recorde, Amazônia supera mil km2 de destruição em abril pela 1ª vez
[UOL] Com desmate recorde, Amazônia supera mil km2 de destruição em abril pela 1ª vez Fonte: UOL / Estadão […]