Seis instituições que integram o Observatório do Código Florestal enviaram nesta sexta-feira (09/01) uma carta aberta ao governador de São Paulo pedindo o veto da “Lei do Desmatamento” (PL 219), aprovada em dezembro passado pela Assembleia Legislativa.
Geraldo Alckmin tem até a próxima terça-feira (13) para sancionar ou vetar o Projeto de Lei proposto por um grupo de deputados ruralistas da bancada do governo, criando o Programa de Regularização Ambiental (PRA) do estado.
De acordo com o Código Florestal em vigor desde maio de 2012, todos os estados da federação são obrigados a criar PRAs para monitorar a adequação ambiental de propriedades rurais que não cumpram as exigências mínimas do Código. Para conseguir a regularização, proprietários terão que aderir aos PRAs e assinar Termos de Ajuste de Conduta (TACs) explicitando como irão regenerar, reflorestar ou compensar seus passivos ambientais.
De acordo com os membros do OCF, o PL 219, como aprovado pela Assembleia Legislativa paulista, viola o Código Florestal quando reduz a proteção florestal estabelecida por ele e representa uma grave ameaça à proteção da vegetação nativa no estado de São Paulo,principalmente à recuperação do bioma Cerrado. Além de agravar ainda mais a crise hídrica enfrentada pela população paulista.
Assinam a carta: Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Iniciativa Verde,Instituto Socioambiental (ISA), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e WWF – Brasil.
Leia aqui a íntegra da carta e a justificativa para vetar os artigos que mais prejudicam as florestas e o cerrado paulistas.
Assine a petição “Governador vete o PL do Desmatamento”: http://bit.ly/1BTGIzq
Alerta chamada: Sitawi e Instituto Sabin se unem para lançar primeira convocatória de 2023 para negócios comprometidos com impacto socioambiental […]
Observatório do Código Florestal apresenta ao MMA recomendações para a implantação da Lei Entre as sugestões está a criação de […]
Garo Batmanian assume o Serviço Florestal Brasileiro O especialista tem vasta experiência em gestão ambiental 22 de março – Especialista […]
Ainda sem definição, Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável poderá ser presidida por antiambientalistas A comissão é responsável […]