Publicações

  • A Lei 12.651 e as competências florestais dos entes públicos

    Roberta Rubim del Giudice analisa  as responsabilidades dos órgãos federais e estaduais para editar regulamentações e atuar na implementação do novo Código Florestal.

    Download, clique aqui.

  • Diretrizes para Pagamento de Serviços Ambientais (PSAs)

    Essa publicação apresenta o processo e principais resultados obtidos na primeira fase da Iniciativa “Diretrizes para Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais” que contou com a participação das organizações WWF-Brasil, CIFOR, The Nature Conservancy, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, IDPV, Imazon, IPAM, Movimento Empresarial pela Biodiversidade, Instituto Forest Trends e SOS Mata Atlântica.

    Download, clique aqui.

  • Prazos do Código Florestal – Guia para produtores e proprietários

    Bolsa de Valores Ambientais BVRio lançou um guia simplificado do Código Florestal para produtores e proprietários rurais. O guia de uma página traz uma linha do tempo com os prazos vigentes da legislação florestal, alertando sobre a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), os prazos para conversão de multas e para concessão de créditos.

    Download, clique aqui.

  • Cadastro Ambiental Rural e sua influência na dinâmica do desmatamento na Amazônia Legal

    Estudo realizado pela pesquisadora Andréa Azevedo, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), aponta para a necessidade de atrelar a implementação do CAR a políticas públicas que estimulem cadeias produtivas livres de desmatamento e cumpridoras do novo Código Florestal. Sem monitoramento do CAR nos estados, existe uma forte tendência de aumento de desmatamento nas áreas registradas e nas propriedades ainda não cadastradas na Amazônia.

    Download, clique aqui.

  • Guia para aplicação da nova lei florestal em imóveis rurais

    IMAFLORA e IPEF lançam Guia técnico sobre o Código Florestal, que explica a nova Lei, e sua aplicação para as propriedades rurais de qualquer tamanho, e localizadas em todas as regiões e biomas do Brasil.

    Download, clique aqui.

  • Estimativas de mudança em proteção de vegetação nativa com o novo Código Florestal

    A revista científica norte-americana Science, na sua edição de 25 de abril de 2014, publica artigo que decifra o Novo Código Florestal quanto às suas mudanças e consequentes impactos na conservação ambiental e produção agrícola no Brasil. Os Professores Britaldo Soares Filho e Raoni Rajão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em colaboração com colegas de Woods Hole Research Center.

    Download, clique aqui.

  • Mecanismo de Compensação de Reserva Legal e suas Implicações Econômicas e Ambientais

    Artigo acadêmico que analisa as principais implicações econômicas e ambientais do mecanismo de compensação, considerando aspectos atualmente válidos para o seu norteamento e aspectos funcionais das Reservas Legais.

    Conclui-se que a compensação pode trazer benefícios reais para a natureza ao incentivar a manutenção de áreas naturais em áreas privadas com menores custos de oportunidade e de implementação.

    Download, clique aqui.

  • Avaliação da transparência das informações florestais em Mato Grosso

    Avaliação da situação atual da transparência das informações florestais em Mato Grosso, com base na disponibilização e acesso praticados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT).

    Download, clique aqui.

  • Sustentabilidade: Adequação e Legislação Ambiental no meio rural

    Documento simplificado e ilustrado tem 40 páginas e aborda questões relativas à adequação ao novo Código Florestal

    Download, clique aqui.

  • Amazônia e as Eleições 2014: Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável

FOMENTANDO A TRANSPARÊNCIA E OS DEBATES INFORMADOS SOBRE O NOVO CÓDIGO FLORESTAL

Newsletter

Assine e fique por dentro de nossas novidades.