Publicações

  • Apresentação da Secretaria do Meio Ambiente de SP em seminário sobre três anos do Código Florestal

    Apresentação feita pela secretária adjunta do Meio Ambiente do estado de São Paulo, Cristina Maria do Amaral Azevedo, no seminário “Três anos do Código Florestal”, que aconteceu em São Paulo em 21 de maio de 2015. O evento foi realizado pelo Observatório do Código Florestal e organizado pela Iniciativa Verde, Ipam, Imaflora e SOS Mata Atlântica.

    Download, clique aqui.

  • Apresentação da Abag em seminário sobre três anos do Código Florestal

    Apresentação feita por representante da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) no seminário “Três anos do Código Florestal”, que aconteceu em São Paulo em 21 de maio de 2015. O evento foi realizado pelo Observatório do Código Florestal e organizado pela Iniciativa Verde, Ipam, Imaflora e SOS Mata Atlântica.

    Download, clique aqui.

  • Apresentação Inovacar 2015 – Situação do Cadastro Ambiental Rural na Amazônia

    Apresentação da situação do Cadastro Ambiental Rural nos estados da Amazônia, pelo projeto Inovacar, para o evento “Três anos do Código Florestal” realizado em Belém (PA) em 1° de junho de 2015.

    Download, clique aqui.

  • Apresentação Inovacar 2015 – Situação do Cadastro Ambiental Rural no país

    Apresentação da situação do Cadastro Ambiental Rural em todo o país, pelo projeto Inovacar, para o evento “Três anos do Código Florestal”, realizado na Câmara dos Deputados em 20 de maio de 2015.

    Download, clique aqui.

  • Apresentação da SOS Mata Atlântica em seminário sobre três anos do Código Florestal

    Apresentação feita por representante da SOS Mata Atlântica no seminário “Três anos do Código Florestal”, que aconteceu em São Paulo em 21 de maio de 2015. O evento foi realizado pelo Observatório do Código Florestal e organizado pela Iniciativa Verde, Ipam, Imaflora e SOS Mata Atlântica.

    Download, clique aqui.

  • Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) para a conservação e o desenvolvimento sustentável

    O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) lança uma cartilha para ajudar produtores rurais a conhecerem e aplicarem o sistema de Cotas de Reserva Ambiental (CRA), uma das ferramentas do Código Florestal.

    Download, clique aqui.

  • Avaliação da Cobertura vegetação natural e Áreas de Preservação Permanente da região da Cantareira

    Estudo financiado pela FGV-GVagronegócios, com o objetivo de fortalecer o negócio florestal brasileiro, subsidiar politicas públicas que discutam Pagamento de Serviços Ambientais e apresentar soluções estruturantes para o grave problema de abastecimento de água por que passa cidade de São Paulo. Coordenado pelo professor Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa (março de 2015).

    Download, clique aqui.

  • Código Florestal: por um debate pautado em ciência

    Estudo reúne dezenas de pesquisas e estudos publicados e fornece um panorama da produção científica relacionada à proteção florestal, além de apontar algumas lacunas relevantes, como contribuição para pensar a pesquisa de uma forma mais integrada e, se possível, mais próxima e acessível à sociedade brasileira.

    O foco deste estudo, lançado em 05 de janeiro de 2015,  é a conservação da biodiversidade, considerada em sua amplitude – como composição, função e estrutura dos diferentes níveis de organização biológica – da qual dependem os serviços ecossistêmicos, tais como a manutenção da qualidade e da disponibilidade de água e a conservação dos solos, entre outros. Ele traz ainda o histórico das leis de proteção florestal brasileiras, tudo em linguagem simples e direta.

    Download, clique aqui.

  • Relatório de atividades do Observatório do Código Florestal 2014

    O Observatório do Código Florestal, rede de entidades que visa a acompanhar a implementação da nova lei ambiental, completa dois anos em maio de 2015 e presta contas do que foi feito neste período.

    Download, clique aqui.

  • Instrumentos econômicos de apoio à implementação do novo Código Florestal

    Relato do seminário “Instrumentos Econômicos de Apoio à Implementação do Novo Código Florestal”, realizado em Brasília em 14 de novembro de 2014, com o objetivo de iniciar um debate sistematizado da sociedade civil com o governo em prol do desenvolvimento e implementação destes instrumentos.

    Download, clique aqui.

FOMENTANDO A TRANSPARÊNCIA E OS DEBATES INFORMADOS SOBRE O NOVO CÓDIGO FLORESTAL

Newsletter

Assine e fique por dentro de nossas novidades.