Com Florestas o Clima é muito melhor, não é mesmo?

Com Florestas o Clima é muito melhor, não é mesmo?

[ Notícia OCF ]

Publicado em

O Observatório do Código Florestal destaca eventos relacionados às florestas, uso da terra e transparência para combater a emergência climática

A capital Salvador (BA) receberá entre os dias 19 e 23 de agosto a Semana do Clima da América Latina e Caribe, organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) em parceria com a prefeitura local. As semanas regionais do clima acontecem todos os anos e trazem uma oportunidade para que diferentes setores sentem juntos e discutam soluções unificadas. Entidades governamentais, não-governamentais e privadas estarão lado a lado abordando temas como transição energética, finanças, transportes, crédito de carbono, transparência e o papel dos ambientes naturais.

O Observatório do Código Florestal (OCF) acredita em três temas de extrema importância para ajudar a combater as mudanças climáticas: as florestas em pé, o uso da terra sustentável e a transparência.  Roberta del Giudice, secretária executiva do OCF, lembra que o desmatamento de florestas nativas no Brasil é a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa (46% das emissões), o que tem contribuído para o aumento da frequência e intensidade dos eventos climáticos extremos no Brasil. Para ela “a conservação das florestas e o uso sustentável da terra é de extrema importância para contribuir com a manutenção do clima e o maior diferencial do Brasil são as grandes extensões de florestas. Assim, não temos como não considerar a proteção florestal um marco estratégico nessa luta”.

Roberta ainda acrescenta que a transparência não pode passar despercebida nesse cenário e é outro ponto importante, uma vez que é necessário o acesso às informações ambientais para combater o desmatamento, identificar gargalos e implementar as políticas públicas ambientais de forma efetiva.

Para dar luz a esses temas, o OCF selecionou 23 eventos relacionados com a proteção das florestas, o uso da terra sustentável e a transparência. Além disso, o OCF ainda preparou uma mensagem especial ressaltando os perigos de medidas provisórias e projetos de lei que ameaçam os recursos naturais brasileiros. O recado poderá ser visto da avenida principal bem próximo à entrada do evento. Tira uma foto e compartilha para ajudar a passar a mensagem para mais gente.

Fique #deolhonocódigo e #SalveoCódigoFlorestal para melhorar esse clima!

Acesse aqui para download da programação rápida que selecionamos para você. Ótima para guardar no celular!
Acesse aqui, se você quiser mais detalhes sobre os eventos selecionados.

Mais informações sobre a semana do clima acesse: www.regionalclimateweeks.org