Conteúdo
Trecho de mangue na Zona Oeste do Recife segue como alvo de invasões
05 de março de 2018Mesmo após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ameaçar entrar com ação judicial contra a Prefeitura do Recife por conivência com o desmatamento de área de mangue, a faixa do ecossistema localizada entre as Unidades de Conservação São Miguel e Tamandaré na capital pernambucana, continua sendo alvo de grileiros que aproveitam a falta de fiscalização para construir imóveis no local. Segundo matéria veiculada no website G1, após a instalação do inquérito, a prefeitura da cidade começou, em dezembro do ano passado, a cercar a área, o que não impediu que os grileiros da região continuassem as invasões.
As investigações tiveram início em março de 2012 devido à denúncia de moradores do bairro que alegavam que diversos aterros estavam sendo feitos na área de mangue do Rio Tejipiós. Após averiguação do Ministério Público, foi constatado que o aterramento era apenas uma das irregularidades encontradas na área.
Ainda segundo o G1, a faixa sob investigação possui loteamentos construídos na década de 1940, antes do Código Florestal entrar em vigor. Apesar disso, apenas o fato de ser um trecho de mangue, já é suficiente para que o local seja tratado como Área de Proteção Permanente (APP). No entanto, a falta de fiscalização dos últimos anos permitiu que o manguezal fosse desmatado e aterrado, o que fez com que a área perdesse 10 hectares do bioma.
Leia aqui a matéria na íntegra.
Leitores também acessaram:
[VALOR ECONÔMICO] Ganhos em restaurar o meio ambiente
[VALOR ECONÔMICO] Ganhos em restaurar o meio ambiente Fonte: Valor Econômico / por Andrea Vialli Recuperação de ecossistemas abre […]
Nota Técnica: PL 686/22 – Supressão de vegetação secundária e replantio em área de uso alternativo do solo
Nota Técnica: PL 686/22 – Supressão de vegetação secundária e replantio em área de uso alternativo do solo A […]
Lançamento da carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do Bioma Pampa
Lançamento da carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do Bioma Pampa 22 de julho – A Assembleia Legislativa […]
Desmatamento ilegal cresce em todos os biomas no Brasil
Desmatamento ilegal cresce em todos os biomas no Brasil Relatório do MapBiomas mostra que 67% do desmatamento detectado ocorreram […]