QUEM SOMOS
Organizado em rede, o Observatório amplia o seu potencial de capilaridade e força. Hoje somos mais de 40 entidades de todo o Brasil, unidas para defender a vegetação nativa brasileira e a produção sustentável.
As organizações sociais mais proeminentes, que trabalham para a implementação efetiva e qualificada do Código Florestal Brasileiro, são membros do OCF.
O OCF também integra e atua em parceria com outras redes e Grupos de Trabalho para aumentar o sucesso da proteção florestal no país.
COMO AGIMOS
O OCF gera dados e informação confiável sobre o status vegetação nativa brasileira e status da implementação do Código Florestal. Por meio do advocacy, monitora e analisa o cenário da implementação da Lei e acompanha propostas de alteração no Congresso Nacional, mobilizando parlamentares para evitar retrocessos e avançar nos pontos positivos.
Organiza e participa de eventos para debater e fomentar o diálogo sobre o tema. A rede também se une para lançar campanhas visando engajar a sociedade e influenciar os tomadores de decisão.
Divulga aspectos positivos e negativos das ações governamentais e setoriais relacionadas ao Código Florestal; compartilha dados de interesse público, decisões tomadas, opina sobre possíveis soluções e sobre os resultados obtidos.
GRUPO DE TRABALHO DA SOCIEDADE CIVIL – GOVERNO ABERTO
O Observatório do Código Florestal faz parte do Grupo de Trabalho (GT) da Sociedade Civil que atua em conjunto com o o Grupo Executivo do Comitê Interministerial Governo Aberto na construção do Plano de Ação Nacional.
COMITÊ INTERMINISTERIAL GOV.ABERTO
GT DA SOCIEDADE CIVIL
NOTÍCIA SOBRE A ELEIÇÃO DO GT
O Observatório do Código Florestal faz parte da Rede Advocacy Colaborativo (RAC). A RAC é uma iniciativa de organizações cujo propósito é conectar interesses coletivos e difusos da sociedade civil com o parlamento brasileiro. A rede atua por meio de quatro eixos principais: direitos humanos, desenvolvimento socioambiental, transparência e integridade e nova economia.