QUEM SOMOS
Organizado em rede, o Observatório amplia o seu potencial de capilaridade e força. Hoje somos mais de 40 entidades de todo o Brasil, unidas para defender a vegetação nativa brasileira e a produção sustentável.
As organizações sociais mais proeminentes, que trabalham para a implementação efetiva e qualificada do Código Florestal Brasileiro, são membros do OCF.
O OCF também integra e atua em parceria com outras redes e Grupos de Trabalho para aumentar o sucesso da proteção florestal no país.
COMO AGIMOS
O OCF gera dados e informação confiável sobre o status vegetação nativa brasileira e status da implementação do Código Florestal. Por meio do advocacy, monitora e analisa o cenário da implementação da Lei e acompanha propostas de alteração no Congresso Nacional, mobilizando parlamentares para evitar retrocessos e avançar nos pontos positivos.
Organiza e participa de eventos para debater e fomentar o diálogo sobre o tema. A rede também se une para lançar campanhas visando engajar a sociedade e influenciar os tomadores de decisão.
Divulga aspectos positivos e negativos das ações governamentais e setoriais relacionadas ao Código Florestal; compartilha dados de interesse público, decisões tomadas, opina sobre possíveis soluções e sobre os resultados obtidos.
GRUPO DE TRABALHO DA SOCIEDADE CIVIL – GOVERNO ABERTO
O Observatório do Código Florestal faz parte do Grupo de Trabalho (GT) da Sociedade Civil que atua em conjunto com o o Grupo Executivo do Comitê Interministerial Governo Aberto na construção do Plano de Ação Nacional.
COMITÊ INTERMINISTERIAL GOV.ABERTO
GT DA SOCIEDADE CIVIL
NOTÍCIA SOBRE A ELEIÇÃO DO GT
O Observatório do Código Florestal faz parte da Rede Advocacy Colaborativo (RAC). A RAC é uma iniciativa de organizações cujo propósito é conectar interesses coletivos e difusos da sociedade civil com o parlamento brasileiro. A rede atua por meio de quatro eixos principais: direitos humanos, desenvolvimento socioambiental, transparência e integridade e nova economia.
Observatórios são instrumentos fundamentais para monitorar e defender a implementação de políticas públicas e para expandir a democracia. Promovem a participação social e unem esforços na defesa de uma causa. Levantam informações, debatem, analisam, influenciam e agem.
Para cumprir com a sua essência, o Observatório do Código Florestal elaborou o seu Plano Estratégico 2022-2026, que representa a visão de futuro para os próximos anos, estrutura as metas e deixa claro as ações necessárias para alcançar os objetivos.
Por isso, todo o processo de criação do planejamento buscou responder a uma grande pergunta: Como gerar maior impacto e envolvimento da rede convergindo ações para os próximos anos?
NOSSO PROPÓSITO
NOSSA VISÃO DE FUTURO
Em 2026, com parceria e geração de dados de qualidade, seremos uma rede protagonista de mudanças positivas, que oferece transparência de informações, soluções e conexões em prol da conscientização e conservação socioambiental, dialogando com eleitores, academia, comunidades tradicionais, proprietários rurais e setores público e privado.
NOSSO ROADMAP: FRENTES DE ATUAÇÃO
1) CAR 2.0: Aceleradora para validação do CAR, implementação do PRA e aumento da transparência;
2) Gargalos do CAR para Povos e Comunidades Tradicionais;
3) Transparência nos orçamentos ambientais nos níveis estaduais e federal;
4) Fórum de divulgação das ações do OCF para o mercado nacional e internacional;
5) Plataforma brasileira de iniciativas, instrumento e produtos para avançar com o Código Florestal;
6) Voto Ambiente;
7) Fortalecimento e colaboração da rede;
8) Repositório de atuação e informação da rede
A rede do Observatório do Código Florestal é formada por todos os membros que concluíram seu processo de adesão à iniciativa. Os representantes dos membros da rede podem participar das atividades em curso, de acordo com seu interesse e disponibilidade.
Formado por até 5 membros (indivíduos) vinculados ou não às organizações membro
Formado por 6 organizações fundadoras e 3 organizações membro com mandato bienal.
Formada por profissionais com dedicação total ou parcial, selecionados conforme qualificação com os temas do OCF e conforme as necessidades e disponibilidade de recursos.
Formadas por representantes dos membros da Rede OCF e parceiros convidados pela Secretaria Executiva.
Formados por representantes dos membros da Rede OCF e outros parceiros convidados.