O impacto das atividades humanas com o uso da terra é uma das grandes forças na mudança ambiental global. No Brasil, corresponde à principal fonte de emissões de gases de efeito estufa do país.
Diante dos eventos climáticos extremos, a preservação e a recuperação da vegetação nativa são ações necessárias e urgentes. As grandes extensões florestais e diversidade de biomas do Brasil fazem com que o país tenha um diferencial estratégico, sendo um ator essencial para um movimento de regeneração de todo planeta.
Contudo, a busca pelo equilíbrio ambiental e desenvolvimento social é desafiadora e a geração, sistematização e disponibilização de dados e informações para toda a sociedade brasileira são cruciais para tomadas de decisões justas.
As plataformas apresentadas aqui focam na compreensão e análises de problemas específicos nesse processo. Mas juntas são capazes de fornecer insumos importantes para resolver grandes desafios em prol da promoção do desenvolvimento sustentável, do fim do desmatamento ilegal no país e da restauração da vegetação nativa brasileira.
As ferramentas foram desenvolvidas no âmbito de três projetos financiados pela Norway’s International Climate and Forest Initiative (NICFI).
São eles:
PLANAFLOR: projeto que oferece um plano estratégico de desenvolvimento sustentável com base na implementação do Código Florestal;
PUZZLE: projeto que promove atividades sustentáveis e governança fundiária para mobilizar governos subnacionais no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia;
POLÍTICAS, PRÁTICAS, TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PARA IMPLEMENTAR O CÓDIGO FLORESTAL: projeto que gera dados e articula diferentes públicos pela implementação da legislação.
O Observatório do Código Florestal está em busca de uma de pessoa jurídica para elaboração de uma nota técnica sobre […]
Os deputados de Mato Grosso aprovaram, nesta quarta-feira (8), um projeto de lei complementar que muda o código ambiental estadual para atualizar […]
O impacto das atividades humanas com o uso da terra é uma das grandes forças na mudança ambiental global. No […]
Dados referem-se a período de 2022 a 2023 e foram lançados no Termômetro do Código Florestal Além da falta de […]