Conteúdo
Os dados de desmatamento são como os da Covid19, não dá para disfarçar
05 de março de 2021
Os dados de desmatamento são como os da Covid19, não dá para disfarçar
Roberta del Giudice, secretária executiva do Observatório do Código Florestal, fala sobre a afirmação da embaixadora do Brasil na ONU, que diz que o país tem “um dos mais fortes Códigos Florestais do mundo”.
05 de março de 2021 — Conforme nota da Uol, a embaixadora do Brasil na ONU, Maria Nazareth Farani Azevedo, afirmou que o país tem “um dos mais fortes Códigos Florestais do mundo”, em um discurso onde rebatia críticas da ONU ao Brasil. “Até 80% das propriedades privadas na Amazônia têm de ser preservadas. Quase 50% da Amazônia – mais de 2 milhões de quilômetros quadrados – é constituída por áreas protegidas”, disse, segundo o jornalista Jamil Chade, da Uol.
Os dados de desmatamento e da proteção florestal são como os dados sobre o Covid 19, não dá para maquiar, disfarçar, distorcer e nem os reduzir sem uma ação efetiva e empenho do governo federal. A alegada robustez do Código Florestal cai por terra ante a sua parca efetividade, aqui considerada a aplicação efetiva da norma em campo. Além da pouca efetividade da norma, os números mostram que, devido a suas anistias e exceções, apenas 22,75% dos imóveis rurais na Amazônia precisam manter 80% de seu imóvel com vegetação natural a título de reserva legal.
Conforme pesquisa divulgada pela matéria de Bernardo Esteves e Rodolfo Almeida, na Piauí: “Na prática, apenas dos 389 mil imóveis estão obrigados a manter a floresta de pé em 80% de sua área. “A exceção virou regra na Amazônia quando se fala em reserva legal”, diz o engenheiro ambiental Heron Martins, que fez o levantamento a pedido da Piauí.
Tanto em um caso, como em outro, há inúmeras ações à disposição dos gestores públicos, mas é preciso vontade política para adotá-las e retórica não é uma delas.
Leitores também acessaram:
[VALOR ECONÔMICO] Ganhos em restaurar o meio ambiente
[VALOR ECONÔMICO] Ganhos em restaurar o meio ambiente Fonte: Valor Econômico / por Andrea Vialli Recuperação de ecossistemas abre […]
Nota Técnica: PL 686/22 – Supressão de vegetação secundária e replantio em área de uso alternativo do solo
Nota Técnica: PL 686/22 – Supressão de vegetação secundária e replantio em área de uso alternativo do solo A […]
Lançamento da carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do Bioma Pampa
Lançamento da carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do Bioma Pampa 22 de julho – A Assembleia Legislativa […]
Desmatamento ilegal cresce em todos os biomas no Brasil
Desmatamento ilegal cresce em todos os biomas no Brasil Relatório do MapBiomas mostra que 67% do desmatamento detectado ocorreram […]