Conteúdo
Organizações cobram pelo fortalecimento da atuação do MPF no combate aos crimes ambientais na Amazônia
22 de julho de 2021
Organizações cobram pelo fortalecimento da atuação do MPF no
combate aos crimes ambientais na Amazônia
Crimes ambientais, além de causarem degradação ambiental e violação de direitos, andam lado a lado com corrupção, lavagem de dinheiro, formação de milícias e outros crimes.
E o problema vem se agravando. Como consequência dos seguidos retrocessos nas políticas ambientais e a diminuição das ações de fiscalização, entre 2019 e 2020 tivemos não apenas a maior taxa de desmatamento da Amazônia nos últimos 12 anos, mas aumento das queimadas, da exploração ilegal de madeira e do garimpo ilegal.
Sem uma estrutura de combate a esses crimes, a situação irá piorar cada vez mais. Por isso, o Observatório do Código Florestal, ao lado de outras 55 organizações da sociedade civil, também assinou a carta ao procurador-geral da República e ao Conselho Superior do Ministério Público Federal pedindo a criação de uma estrutura permanente do MPF na região, capaz de coordenar o combate aos crimes ambientais com recursos e equipes dedicadas a isso.
A descontinuação da força-tarefa Amazônia abriu uma lacuna de atuação do MPF na região que precisa ser resolvida. Não podemos enfraquecer o combate ao crime ambiental e abrir brechas para desmatamento, violência e corrupção!
Acesse o link em nosso perfil para conferir a carta na íntegra.
Acesse https://bit.ly/AmazoniaSemCrime e confira a carta na íntegra.
#AmazôniaSemCrime
Leitores também acessaram:
[VALOR ECONÔMICO] Ganhos em restaurar o meio ambiente
[VALOR ECONÔMICO] Ganhos em restaurar o meio ambiente Fonte: Valor Econômico / por Andrea Vialli Recuperação de ecossistemas abre […]
Nota Técnica: PL 686/22 – Supressão de vegetação secundária e replantio em área de uso alternativo do solo
Nota Técnica: PL 686/22 – Supressão de vegetação secundária e replantio em área de uso alternativo do solo A […]
Lançamento da carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do Bioma Pampa
Lançamento da carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do Bioma Pampa 22 de julho – A Assembleia Legislativa […]
Desmatamento ilegal cresce em todos os biomas no Brasil
Desmatamento ilegal cresce em todos os biomas no Brasil Relatório do MapBiomas mostra que 67% do desmatamento detectado ocorreram […]