
Jornalistas se reúnem em São Paulo para discutir a implementação do Código Florestal
Workshop promovido pelo Observatório do Código Florestal promoverá lançamento de livro sobre a história da Lei Florestal, e apresentará os resultados de uma pesquisa realizada com o Ibope
São Paulo, 23 de maio, 2018 – Na manhã de terça-feira, dia 29 de maio de 2018, o Observatório do Código Florestal (OCF) realizará o workshop “Código Florestal, a Lei que pegou!” , será voltado à imprensa e abordará o passado, a visão da sociedade, propostas futuras e dados atuais da implantação da Lei de proteção da vegetação natural brasileira. O evento é gratuito e as inscrições já estão abertas no site do OCF.
Criado em maio de 2013, por 7 ONGs e hoje com 28 membros, o Observatório tem como objetivo monitorar a implementação da nova Lei Florestal em todo o país, na tentativa de mitigar os aspectos negativos do novo Código e evitar novos retrocessos. Além de gerar dados, informações e análises, promover a transparência e aumentar o potencial de debates informados sobre o novo Código Florestal dentro da sociedade, o Observatório reúne e divulga informações sobre a regularização ambiental das propriedades rurais no Brasil.
Há pouco tempo, o Supremo Tribunal Federal decidiu sobre pontos polêmicos da Lei Ambiental, impactando diretamente o agronegócio e as florestas brasileiras. Um deles foi a “anistia” conferida aos proprietários rurais que desmataram ilegalmente até 2008. Porém, os prazos do Código Florestal para 2018 se mantém, como é o caso do Cadastro Ambiental Rural e dos Programas de Regularização Ambiental dos Estados. Segundo Roberta del Giudice, Secretária Executiva do Observatório, “estamos com uma nova janela de oportunidades de implantação do Código Florestal aberta, resta saber se vamos aproveitar a oportunidade de conduzir a produção agrícola brasileira a um patamar de sustentabilidade para conquistar novos mercados e atender a exigências de mercados mais exigentes ou se vamos comprometer a produção nacional exaurindo os insumos necessários à produção, como água, solo, biodiversidade”.
Para aproveitar bem essa oportunidade é preciso conhecer o passado, analisar o presente e construir boas propostas para o futuro. Essa é a tônica do encontro, destinado a membros das imprensa, estudantes de jornalismo e profissionais de comunicação.
As inscrições podem ser realizadas em: https://goo.gl/forms/0EtJTGYq6XXSEEMO2