
Evento discute a transparência e acesso à informação como formas de combater o desmatamento
Debate busca promover um acesso mais qualificado de governos, setor privado e comunidades tradicionais de dados sobre a proteção de florestas
Trocar experiências sobre o atual estágio das informações sobre a proteção das florestas nos estados amazônicos é um dos objetivos do painel “Transparência e governança florestal: como a abertura de dados contribui para o combate ao desmatamento”, que ocorre durante o Diálogos Amazônicos, em Belém (PA). O evento é promovido pelo OCF (Observatório do Código Florestal), ICV (Instituto Centro de Vida), IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), AdT (Amigos da Terra – Amazônia Brasileira) e Artigo 19.
A ideia é mostrar como a garantia da transparência e do acesso à informação ambiental contribui para o combate ao desmatamento e a proteção das florestas na Amazônia, discutindo oportunidades e desafios para a sociedade civil, órgãos públicos e setor privado na implementação de políticas e iniciativas que visem ampliar a governança florestal.
Entre os temas do debate estão como a transparência pode auxiliar o setor privado a evitar compra de produtos oriundos de desmatamento, como os órgãos de controle podem atuar para ampliar a disponibilização de dados sobre gestão florestal, e como a regularização ambiental e fundiária estão associadas a melhoria da gestão florestal.
“A transparência é uma ferramenta essencial na proteção florestal e no combate ao desmatamento. Além de fomentar a participação da sociedade na implantação de políticas públicas como o Código Florestal, estimula um mercado mais justo e o equilibro ambiental”, afirma Roberta del Giudice, Secretária Executiva do Observatório do Código Florestal.
O Diálogos Amazônicos é um conjunto de iniciativas da sociedade civil organizada com o objetivo de pautar a formulação de novas estratégias para a região, e que será realizado entre os dias 4 e 6 de agosto de 2023, no Centro de Convenções de Belém (PA).
O painel de Transparência e Governança Florestal será no SPU e será transmitido online por meio do canal do Youtube do Ipam.
Para participar, faça sua inscrição pelo formulário: https://bit.ly/3q8RBR8
Acesse a programação oficial do Diálogos Amazônicos: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/assuntos/dialogosamazonicos
Serviço:
Transparência e governança florestal: como a abertura de dados contribui para o combate ao desmatamento
Data: 4 de agosto (sexta-feira)
Local: (Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Pará), Av. Senador Lemos, 4700
Horário: 16h às 18h
Contato para a imprensa:
Simone Milani
OCF
+55 11 98900-2310
Marcelo Freitas
IPAM
+55 61 99964-2598
Rodrigo Vargas
ICV
+55 65 98125-4747