Criado em maio de 2013 por sete instituições da sociedade civil – Conservação Internacional (CI), Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Sociambiental (ISA), SOS Mata Atlântica, The Nature Conservancy (TNC) e WWF-Brasil – o Observatório do Código Florestal promove o controle social. Trata-se de uma rede com 28 instituições da sociedade civil, que tem como objetivo monitorar a implementação da nova Lei Florestal (Lei Federal 12.651/12) em todo o país, com a intenção de mitigar os aspectos negativos do novo Código e evitar novos retrocessos.
O Observatório, sobretudo, acompanha o desempenho dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs), de seu principal instrumento, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), fomenta a transparência, para aumentar continuamente o desempenho dos governos estaduais, produtores, comerciantes e consumidores, e o desenvolvimento de instrumentos econômicos, voltados para a implantação da nova Lei Florestal.
Além de gerar dados, informações e análises que promovam a transparência e qualifiquem os debates na sociedade sobre a implementação do novo Código Florestal, o website e as redes sociais do Observatório pretendem ser um instrumento de concentração e de disseminação de informações sobre a regularização ambiental de imóveis rurais no Brasil.
Aqui é possível avaliar continuamente o desempenho dos governos estaduais na implementação da nova lei florestal, promover discussões sobre os dados e avaliações com diversos setores da sociedade e do Estado (governos estaduais e federal) e divulgar os dados e avaliações para a sociedade em geral, subsidiando o trabalho das organizações integrantes, dos parceiros e dos colaboradores.
Dentre as atividades a serem desenvolvidas no âmbito do observatório estão:
O Observatório do Código Florestal está em busca de uma de pessoa jurídica para elaboração de uma nota técnica sobre […]
Os deputados de Mato Grosso aprovaram, nesta quarta-feira (8), um projeto de lei complementar que muda o código ambiental estadual para atualizar […]
O impacto das atividades humanas com o uso da terra é uma das grandes forças na mudança ambiental global. No […]
Dados referem-se a período de 2022 a 2023 e foram lançados no Termômetro do Código Florestal Além da falta de […]