Sobre o OCF

o observatório

O Observatório do Código Florestal (OCF) é uma rede com o objetivo de monitorar a implementação bem-sucedida da Lei Florestal, fortalecendo o papel da sociedade civil na defesa da vegetação nativa brasileira. Com isso, visa a proteção dos biomas e dos valores culturais, a produção sustentável e a recuperação de ambientes naturais.

QUEM SOMOS

Organizado em rede, o Observatório amplia o seu potencial de capilaridade e força. Hoje somos mais de 40 entidades de todo o Brasil, unidas para defender a vegetação nativa brasileira e a produção sustentável.

 As organizações sociais mais proeminentes, que trabalham para a implementação efetiva e qualificada do Código Florestal Brasileiro, são membros do OCF.

O OCF também integra e atua em parceria com outras redes e Grupos de Trabalho para aumentar o sucesso da proteção florestal no país.

COMO AGIMOS

O OCF gera dados e informação confiável sobre o status vegetação nativa brasileira e status da implementação do Código Florestal. Por meio do advocacy, monitora e analisa o cenário da implementação da Lei e acompanha propostas de alteração no Congresso Nacional, mobilizando parlamentares para evitar retrocessos e avançar nos pontos positivos.

Organiza e participa de eventos para debater e fomentar o diálogo sobre o tema. A rede também se une para lançar campanhas visando engajar a sociedade e influenciar os tomadores de decisão.

Divulga aspectos positivos e negativos das ações governamentais e setoriais relacionadas ao Código Florestal; compartilha dados de interesse público, decisões tomadas, opina sobre possíveis soluções e sobre os resultados obtidos.

membros do observatório do código florestal

ATUAÇÃO EM GRUPOS E REDES

GRUPO DE TRABALHO DA SOCIEDADE CIVIL – GOVERNO ABERTO

O Observatório do Código Florestal faz parte do Grupo de Trabalho (GT) da Sociedade Civil que atua em conjunto com o o Grupo Executivo do Comitê Interministerial Governo Aberto na construção do Plano de Ação Nacional.

COMITÊ INTERMINISTERIAL GOV.ABERTO
GT DA SOCIEDADE CIVIL
NOTÍCIA SOBRE A ELEIÇÃO DO GT

 

RAC3

O Observatório do Código Florestal faz parte da Rede Advocacy Colaborativo (RAC). A RAC é uma iniciativa de organizações cujo propósito é conectar interesses coletivos e difusos da sociedade civil com o parlamento brasileiro. A rede atua por meio de quatro eixos principais: direitos humanos, desenvolvimento socioambiental, transparência e integridade e nova economia.

 

plano estratégico 2022-2026

Observatórios são instrumentos fundamentais para monitorar e defender a implementação de políticas públicas e para expandir a democracia. Promovem a participação social e unem esforços na defesa de uma causa. Levantam informações, debatem, analisam, influenciam e agem.

Para cumprir com a sua essência, o Observatório do Código Florestal elaborou o seu Plano Estratégico 2022-2026, que representa a visão de futuro para os próximos anos, estrutura as metas e deixa claro as ações necessárias para alcançar os objetivos. 

Por isso, todo o processo de criação do planejamento  buscou responder a uma grande pergunta: Como gerar maior impacto e envolvimento da rede convergindo ações para os próximos anos?

NOSSO PROPÓSITO

Articular pessoas na implementação do Código Florestal para gerar impacto socioambiental.

NOSSA VISÃO DE FUTURO

Em 2026, com parceria e geração de dados de qualidade, seremos uma rede protagonista de mudanças positivas, que oferece transparência de informações, soluções e conexões em prol da conscientização e conservação socioambiental, dialogando com eleitores, academia, comunidades tradicionais, proprietários rurais e setores público e privado.

NOSSO ROADMAP:  FRENTES DE ATUAÇÃO

1) CAR 2.0: Aceleradora para validação do CAR, implementação do PRA e aumento da transparência;

2) Gargalos do CAR para Povos e Comunidades Tradicionais;

3) Transparência nos orçamentos ambientais nos níveis estaduais e federal;

4) Fórum de divulgação das ações do OCF para o mercado nacional e internacional;

5) Plataforma brasileira de iniciativas, instrumento e produtos para avançar com o Código Florestal;

6) Voto Ambiente;

7) Fortalecimento e colaboração da rede;

8) Repositório de atuação e informação da rede

ARRAnjo institucional

A rede do Observatório do Código Florestal é formada por todos os membros que concluíram seu processo de adesão à iniciativa. Os representantes dos membros da rede podem participar das atividades em curso, de acordo com seu interesse e disponibilidade.