Quem Somos

o observatório

POR CADA FLORESTA, HÁ UMA REDE COMPLEXA DE ORGANIZAÇÕES DISPOSTAS A PROTEGÊ-LAS

O Observatório do Código Florestal (OCF) é uma rede com o objetivo de monitorar a implementação bem-sucedida da Lei Florestal, fortalecendo o papel da sociedade civil na defesa da vegetação nativa Brasileira. 

Com isso, visa a proteção dos biomas e dos valores culturais, a produção sustentável e a recuperação de ambientes naturais.

QUEM SOMOS

Organizado em rede, o Observatório amplia o seu potencial de capilaridade e força. Hoje somos 40 entidades de todo o Brasil, unidas para defender a vegetação nativa brasileira e a produção sustentável. 

 As organizações sociais mais proeminentes, que trabalham para a implementação efetiva e qualificada do Código Florestal Brasileiro, são membros do OCF.

O OCF também integra e atua em parceria com outras redes e Grupos de Trabalho para aumentar o sucesso da proteção florestal no país. 

COMO AGIMOS

O OCF gera dados e informação confiável sobre o status vegetação nativa brasileira e status da implementação do Código Florestal. Por meio do advocacy, monitora e analisa o cenário da implementação da Lei e acompanha propostas de alteração no Congresso Nacional, mobilizando parlamentares para evitar retrocessos e avançar nos pontos positivos.

Organiza e participa de eventos para debater e fomentar o diálogo sobre o tema. A rede também se une para lançar campanhas visando engajar a sociedade e influenciar os tomadores de decisão.

Divulga aspectos positivos e negativos das ações governamentais e setoriais relacionadas ao Código Florestal; compartilha dados de interesse público, decisões tomadas, opina sobre possíveis soluções e sobre os resultados obtidos. 

membros do observatório do código florestal

Atuação em grupos e redes

GRUPO DE TRABALHO DA SOCIEDADE CIVIL – GOVERNO ABERTO

O Observatório do Código Florestal faz parte do Grupo de Trabalho (GT) da Sociedade Civil que atua em conjunto com o o Grupo Executivo do Comitê Interministerial Governo Aberto na construção do Plano de Ação Nacional.

COMITÊ INTERMINISTERIAL GOV.ABERTO
GT DA SOCIEDADE CIVIL
NOTÍCIA SOBRE A ELEIÇÃO DO GT

 

RAC3

O Observatório do Código Florestal faz parte da Rede Advocacy Colaborativo (RAC). A RAC é uma iniciativa de organizações cujo propósito é conectar interesses coletivos e difusos da sociedade civil com o parlamento brasileiro. A rede atua por meio de quatro eixos principais: direitos humanos, desenvolvimento socioambiental, transparência e integridade e nova economia.