Produtores rurais poderão deduzir até 20% do Imposto de Renda com gastos em preservação ou recuperação de mata nativa. Isto se o substitutivo aprovado nesta quinta-feira (30) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, passar nas próximas comissões a que será submetido e chegar à votação em plenário.
Incentivos econômicos à preservação e recuperação de áreas florestadas vêm sendo discutidos há bastante tempo no Congresso, mas ainda não saíram do papel. O substitutivo aprovado na Comissão tem autoria do Senador Jonas Pinheiro (PFL/MT) e relatoria do senador Waldemir Moka (PMDB-MS). E agrega e arquiva oito projetos de lei que tramitam em conjunto no Senado – três deles desde 2007, quatro desde 2008 e um desde 2009. O projeto passa a tramitar com o número do mais antigo: 131/2007.
Além da dedução de Imposto de Renda, o substitutivo estabelece outros incentivos, como juros menores em financiamentos públicos. Quanto maior a área de vegetação nativa mantida, em relação à área total da propriedade, maior poderá ser a redução de juros sobre crédito rural concedida ao proprietário rural.
E para agricultores da Amazônia Legal que tomarem financiamentos com recursos de fundos constitucionais, ele prevê que seja concedido bônus de adimplência de 35% para aqueles que mantiverem área de reserva legal igual ou maior que os limites previstos no Código Florestal.
Moka propõe ainda que fique isento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) parcela da propriedade equivalente a até quatro vezes a área mantida com vegetação nativa.
O substitutivo estabelece que a recuperação da cobertura florestal se dê pelo plantio de espécies nativas. O texto concede benefícios para recuperação e preservação não apenas de áreas protegidas pelo Código Florestal (Lei 12.651/2012), mas também sobre parcelas mantidas com vegetação que extrapolem os limites mínimos obrigatórios pela legislação.
Assim, os incentivos fiscais e creditícios valem para recuperação de áreas de preservação permanente (APP), como as matas ao longo dos rios e no entorno de nascentes e lagos, e também para proteção de remanescentes florestais e áreas de refúgio para a fauna local, por exemplo.
De acordo com o senador Waldemir Moka “isto tudo faz parte de uma discussão que fizemos quando da aprovação do Código Florestal. O projeto de lei disciplina osincentivos fiscais, o que é oportuno num momento em que o país vive uma estiagem importante e vários estados sofrem secas sem precedentes”.
Projeto técnico
A concessão dos benefícios estará condicionada à aprovação, pelo órgão ambiental competente, de projeto técnico elaborado por profissional legalmente habilitado. Para agricultores familiares, o texto prevê que o projeto técnico seja custeado pelo poder público.
Em caso de descumprimento dos compromissos assumidos, os incentivos serão suspensos e o produtor será obrigado a devolver os recursos recebidos, acrescidos de multas e encargos financeiros.
O substitutivo inclui ainda mudanças na lei que Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/ 1997) para determinar redução de tarifa pelo uso de água em propriedades que mantiverem áreas preservadas e utilizarem métodos de conservação de água e solo.
Também abre a possibilidade de destinação de recursos arrecadados com a cobrança pelo uso de água no pagamento por serviços ambientais decorrentes da conservação de áreas florestadas nas propriedades rurais.
A proposta segue para exame pelas Comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Assuntos Econômicos (CAE).
farmers may deduct up to 20% of income tax expenses in preservation or restoration of native forest. This is the substitute approved on Thursday (30) by the Committee on Agriculture and Agrarian Reform of the Senate, to pass the next commissions to be submitted and reach the vote in plenary.
Economic incentives for preservation and restoration of forested areas have been discussed for a long time in Congress, but not yet left the drawing board. The substitute approved by the Commission is authored by Senator Jonas Pinheiro (PFL / MT) and reporting senator Waldemir Moka (PMDB-MS). And aggregates and archives eight bills that move together in the Senate – three of them since 2007, four since 2008 and since 2009. The project began to transact with the oldest number: 131/2007.
In addition to the deduction of income tax, the substitute establishes other incentives, such as lower interest rates on public funding. The larger the area of native vegetation maintained in relation to the total area of the property, the greater will be the reduction of interest on rural credit granted to the landowner.
And for farmers in the Amazon that make financing with the CF resources, he expected to be awarded 35% compliance bonus for those who hold legal reserve area equal to or greater than the limits provided for in the Forest Code.
Moka also proposes that it is exempt from the Tax on Rural Property (ITR) portion of the property equivalent to up to four times the area maintained with native vegetation.
The substitute indicates that recovery of forest cover to give the planting of native species. The text provides benefits for recovery and preservation not only of protected areas by the Forest Code ( Law 12,651 / 2012 ), but also on plots maintained with vegetation that exceed the minimum limits required by law.
Thus, tax and credit incentives apply to recovery of Permanent Preservation Areas (APP) as the forests along rivers and around springs and lakes, and also for remaining forest protection and refuge areas for the local fauna, for example.
According to Senator Waldemir Moka “This is all part of a discussion we made upon approval of the Forest Code. The bill discipline tax osincentivos, which is appropriate at a time when the country is experiencing a major drought and several states suffer unprecedented drought. ”
technical design
The granting of benefits is conditional upon approval by the competent environmental agency, technical project prepared by a legally qualified professional. For farmers, the text provides that the technical project is funded by the government.
In case of breach of commitments, the incentives will be suspended and the producer will be required to return the funds received, plus fines and financial burdens.
The substitute also includes changes in the law establishing the National Water Resources Policy (Law 9.433 / 1997) to determine reduction of tariff for the use of water in properties that remain preserved areas and use of water and soil conservation methods.
It also opens the possibility of allocation of funds raised by charging for water use in payment for environmental services resulting from conservation of forested areas on farms.
The proposal is for consideration by the Committees for the Environment (CMA) and Economic Affairs (CAE).
Read here the approved text: Report
los agricultores pueden deducir hasta el 20% de los gastos de impuestos en la preservación o restauración de bosque nativo. Este es el sustituto aprobado el jueves (30) por la Comisión de Agricultura y Reforma Agraria del Senado, para pasar los próximos comisiones que deban presentarse y llegar a la votación en el Pleno.
incentivos económicos para la conservación y restauración de zonas boscosas se han discutido durante mucho tiempo en el Congreso, pero aún no salido de la mesa de dibujo. El sustituto aprobado por la Comisión es de la autoría del senador Jonas Pinheiro (PFL / MT) y senador informes Waldemir Moka (PMDB-MS). Y los agregados y archivos ocho proyectos que se mueven juntos en el Senado – tres de ellos desde 2007, cuatro desde 2008 y desde 2009. El proyecto se inició en la operación con el número más antiguo: 131/2007.
Además de la deducción de impuestos sobre la renta, el sustituto establece otros incentivos, tales como menores tasas de interés de los fondos públicos. Cuanto mayor sea el área de vegetación nativa mantenido en relación con el área total de la propiedad, mayor será la reducción de los intereses sobre el crédito rural concedido al propietario del terreno.
Y para los agricultores de la Amazonía que hacen que la financiación con los recursos CF, que esperaba ser otorgado bono de cumplimiento del 35% para los que tienen área de reserva legal igual o superior a los límites previstos en el Código Forestal.
Moka también propone que está exenta del Impuesto sobre la porción Propiedad Rural (ITR) de la propiedad equivalente a un máximo de cuatro veces el área mantenido con vegetación nativa.
El sustituto indica que la recuperación de la cubierta forestal para dar la plantación de especies nativas. El texto proporciona beneficios para la recuperación y la conservación no sólo de las áreas protegidas por el Código Forestal ( Law 12.651 / 2012 ), sino también en las parcelas mantenidas con la vegetación que exceden los límites mínimos exigidos por la ley.
Por lo tanto, los incentivos fiscales y de crédito se aplican a la recuperación de Áreas de Preservación Permanente (APP) como los bosques a lo largo de ríos y alrededor de manantiales y lagos, y también para los restantes protección de los bosques y áreas de refugio para la fauna local, por ejemplo.
Según el senador Waldemir Moka “Todo esto es parte de una discusión que hicimos con la aprobación del Código Forestal. Los impuestos osincentivos disciplina proyecto de ley, lo que es apropiado en un momento en que el país está experimentando una gran sequía y varios estados sufren sequía sin precedentes “.
diseño técnico
La concesión de beneficios está condicionada a la aprobación por la agencia ambiental competente, proyecto técnico elaborado por un profesional legalmente calificado. Para los agricultores, el texto prevé que el proyecto técnico es financiado por el gobierno.
En caso de incumplimiento de los compromisos, los incentivos serán suspendidos y se requerirá el productor para devolver los fondos recibidos, además de multas y cargas financieras.
El sustituto también incluye cambios en la ley que establece la Política Nacional de Recursos Hídricos (Ley 9.433 / 1997) para determinar la reducción de la tarifa por el uso del agua en las propiedades que se mantienen áreas conservadas y uso de métodos de conservación de agua y suelo.
También abre la posibilidad de asignación de los fondos recaudados por cobrar por el uso del agua en el pago de servicios ambientales resultantes de la conservación de áreas boscosas en las granjas.
La propuesta es la consideración de los Comités de Medio Ambiente (CMA) y Asuntos Económicos (CAE).
Lea aquí el texto aprobado: Informe
Na programação do Brasil durante a 16ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica – COP16, realizada em Cali, na Colômbia, de 21 de […]
No último dia 28, o Governo Federal apresentou, na COP da Biodiversidade (COP-16) uma versão revisada do Plano Nacional de […]
A versão repaginada de um plano federal lançada hoje quer acelerar a restauração da vegetação nativa brasileira numa área similar […]
Intensificado desde 2010, o processo de flexibilização da legislação estadual tem contribuído para o avanço do desmatamento autorizado no Oeste […]