As Cotas de Reserva Ambiental (CRAs), criadas na reforma do Código Florestal, serão tema de seminário nesta quinta-feira (7), no Auditório Freitas Nobre, no anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília. As CRAs são títulos que representam uma área de cobertura vegetal natural em uma propriedade rural e podem ser usados para compensar a falta de reserva legal em outra.
O evento é promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista, pela Conservação Estratégica e pela Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Observatório do Código Florestal.
O seminário busca oferecer um ambiente para uma troca de experiências sobre conhecimentos acumulados, perspectivas e gargalos para a regulamentação do uso do instrumento nos estados brasileiros.
Serão realizadas apresentações sobre trabalhos técnicos, trazendo a interface entre análise econômica, ambiental e jurídica sobre o tema; experiências de gestores das Secretarias de Meio Ambiente dos estados; e discussões abertas sobre reflexões, perspectivas, propostas para diretrizes e próximos passos para a promoção de um desenho de mecanismo que maximize os resultados econômico e ambientais da CRA.
O seminário contribuirá para a redução das incertezas associadas às CRAs, facilitando e contribuindo para o desenvolvimento de mercados de compensação.
A programação conta com a participação de gestores e de analistas. Estarão presentes representantes das Secretarias de Meio Ambiente dos Estados, de ONGs, Instituições de Pesquisa, de Associações Rurais Estaduais. Após o evento, as principais discussões e recomendações serão sintetizadas em forma de um relatório, que será elaborado e compartilhado na sequência.
O seminário tem início às 7h30 e vai até as 18h
Os organizadores solicitam que as presenças sejam confirmadas pelo email frenteambientalista@camara.leg.br
Alerta chamada: Sitawi e Instituto Sabin se unem para lançar primeira convocatória de 2023 para negócios comprometidos com impacto socioambiental […]
Observatório do Código Florestal apresenta ao MMA recomendações para a implantação da Lei Entre as sugestões está a criação de […]
Garo Batmanian assume o Serviço Florestal Brasileiro O especialista tem vasta experiência em gestão ambiental 22 de março – Especialista […]
Ainda sem definição, Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável poderá ser presidida por antiambientalistas A comissão é responsável […]