Veja as peças gráficas, baixe e compartilhe!
Conheça as informações que embasam a campanha.
Veja por onde a campanha já passou e o seu alcance.
Saiba o que motivou esse movimento.
Conheça as artes e artistas que defendem o movimento.
Compartilhe as peças da campanha
Acesse aqui as artes nos formatos feed e stories e compartilhe nas redes sociais. Toda semana tem novas artes! Ou resposte publicações das mídias sociais do OCF e das organizações parceiras. Não esqueça de usar a #BastaSerHumano.
Visite a galeria de artistas que estão participando e compartilhe as artes
Diversos artistas estão expondo suas artes como manifesto em defesa das questões ambientais. Acesse aqui para visitar a galeria, compartilhar as artes. Não esqueça de marcar o artista e usar #BastaSerHumano.
Faça o seu manifesto
Grave um vídeo curto completando a frase: #BastaSerHumano para…. (ex: perceber a importância das florestas,…) e poste nas suas redes usando a hashtag #BastaSerHumano.
Integre a sua ação ao movimento
Tem uma ideia, iniciativa, projeto e quer se juntar a nós? Entre em contato conosco e desdobre esse movimento com alunos de escolas e outros grupos sociais. Você fortalece o movimento e a gente ajuda a divulgar a sua iniciativa!
Galeria Artefato no Estúdio I – Globo News, com comentário de Maria Beltrão e André Trigueiro
— Nasce um movimento —
Diante desse cenário, a rede do Observatório do Código Florestal (OCF) e parceiros, lançaram a campanha digital #BastaSerHumano. A iniciativa em defesa do verde, de uma produção sustentável e da justiça social propõe uma reflexão sobre as principais ameaças ao meio ambiente no Brasil hoje e seu impacto na vida das pessoas.
2020 insANO
2020 foi insano, no mínimo estranho para todos nós. Foi complicado e delicado. Foi feroz e sensível. Foi um ponto de inflexão, de reflexão, de transformação.
Um ano de perceber como a natureza ressurge quando o ser humano dá uma trégua. Quando paramos de correr, para enxergar e para pensar, pequenos sinais bastam. O azul do céu ou reaparecimento de animais, onde não podiam mais ser vistos, trouxe o alento.
Por outro lado, a tolerância a ataques ao patrimônio natural e social brasileiro foi ampla e profunda. Os índices de desmatamento e de queimadas cresceram de forma desenfreada e, além de avançar sobre os recursos naturais mais preciosos do País, alavancaram casos de injustiça social, violência no campo, problemas de saúde, empobrecimento das áreas produtivas e prejuízos econômicos.
Para um bom ser humano, será que os fatos, as notícias, as histórias, as imagens não bastam para entender? Basta ser humano para entender que a floresta em pé e a conservação da vegetação natural estão relacionados com a nossa saúde e bem-estar, com o que temos e consumimos em nossa casa, com prosperidade econômica e com um país mais justo para todos?
Nós acreditamos que basta ser humano para perceber os sinais, os sons, as meias palavras. Basta ser humano para compreender o impacto das nossas ações no meio ambiente e o impacto de seu desequilíbrio na nossa vida, não basta?
Com tantas transformações, não podíamos fechar 2020 sem nos mover. Por isso, convidamos você para construir e participar conosco da campanha #BastaSerHumano em prol das florestas, do nosso verde, de uma produção sustentável e da justiça social.
Lembre-se que o meio ambiente não é dos ambientalistas, dos agricultores, dos ativistas, dos políticos ou dos cientistas. É dos artistas, do feirante, da professora, da médica, do motorista, do operário, da empresária, de cada um e de todos nós, e que cada um pode contribuir com o que faz de melhor.
Vamos juntos dar um basta? #BastaSerHumano para abraçar essa causa!