O Código Florestal e o Acordo do Clima serão debatidos em evento no Rio de Janeiro que marca os quatro anos do Código Florestal

A cidade do Rio de Janeiro sediará, no dia 20 de maio, o Seminário “O Código Florestal e o Acordo do Clima – os desafios da implementação” que debaterá como o cumprimento do Código Florestal será importante ao alcance das metas propostas pelo Brasil durante a COP21. A organização do evento é fruto da parceria entre o Observatório do Código Florestal e o Observatório do Clima, redes que reúnem entidades da sociedade civil de todo o pa.

A iniciativa faz parte de um calendário de ações que marcam o 4ª aniversário do Código Florestal e será realizada durante o evento Viva a Mata, organizado pela SOS Mata Atlântica, no Museu de Arte do Rio, Praça Mauá, Rio de Janeiro, de 09 às 17h.  

Para Cristiano Vilardo, da coordenação executiva do Observatório do Código Florestal e diretor sênior da Conservação Internacional (CI-Brasil), esses eventos contribuem para a busca de soluções para as urgentes questões climáticas. “É necessário compreender que a natureza detém boa parte da solução. Implementar o código florestal é o mínimo que devemos fazer se estamos preocupados com a sustentabilidade do campo no Brasil”, diz.

Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima, defende que “o Brasil só tem a ganhar se compreender os desafios do clima como oportunidade para alavancar uma nova economia de baixo carbono, e isso passa por mais eficiência no meio rural e pela recomposição de florestas”.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo email[email protected].

Estarão presentes representantes do governo, jornalistas e formadores de opinião, produtores rurais, ambientalistas e especialistas no tema. Na pauta, discussões sobre os resultados alcançados com o Código Florestal até aqui, seus desafios e perspectivas e uma agenda florestal no contexto do acordo climático. Restauração florestal e instrumentos econômicos para a implementação do código são temas que também compõem a programação.

A série de eventos sobre os quatro anos do Código Florestal já contou com edição em São Paulo. Minas Gerais, Brasília e Cuiabá serão os próximos estados.

Programação:

9h - Abertura

9h15 – Palestra inicial: Código Florestal como estratégia de adaptação as mudanças climáticas

10h – Mesa-redonda: Desafios da agenda florestal no contexto do acordo climático

13h30 – Mesa-redonda: Restauração Florestal em larga escala

15h – Mesa-redonda: Instrumentos Econômicos para implementação do Código Florestal  

17h – Encerramento

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
CAPTCHA
Este teste é para garantir de que se trata de um visitante humano e, com isso, prevenir o envio de spam.