CAMPANHA Salve O Código Florestal

Campanha Salve O Código Florestal

A campanha é livre para ser reproduzida nas mídias sociais e outras formas de apresentações. As peças gráficas estão disponíveis para download.

.
ENTENDA A CAMPANHA:
.
JUSTIFICATIVA: A MP 867 encaminhada ao Congresso Nacional tinha um único objetivo: ampliar o prazo para que os produtores rurais pudessem aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), já que houve uma demora em sua implantação por parte dos estados. No entanto, durante o processo de tramitação diversas emendas foram incluídas, alterando significativamente o Código Florestal.  O Código Florestal foi publicado em maio de 2012. Essa legislação exigiu muito debate, disputa e concessão tanto por parte dos produtores quanto dos ambientalistas. A versão final, embora não tenha agradado inteiramente nenhum dos setores envolvidos, virou um ponto de equilíbrio e possibilitou alianças inéditas entre esses setores. A modificação do Código, antes de ser plenamente implementado, é um completo desrespeito a um processo democrático que levou 5 anos para ser construído. Além de antidemocrático, é improdutivo e danoso à estabilidade jurídica.  Com isso, a MP 867 abre novamente uma discussão que já havia se encerrado e cria uma conflagração totalmente desnecessária na sociedade, premiando os pouquíssimos proprietários rurais que não têm compromisso com o meio ambiente e prejudicando a grande maioria que acreditou na lei e já começou a adotar medidas para sanar seus passivos ambientais.
.
OBJETIVO: Informar a sociedade sobre as ameaças ao Código Florestal e pressionar os parlamentares para que não aprovassem as alterações na Câmara e no Senado.
.
LANÇAMENTO E PERÍODO DE DIVULGAÇÃO: A campanha foi lançada dia 13 de maio, poucos dias depois da aprovação da proposta do relator na Comissão Mista com alterações substanciais no Código Florestal. não se referem ao adiamento do prazo do PRA. O prazo de validade da MP era até dia 03 de junho e a campanha se estendeu até esse dia.
.
RESULTADOS / DESDOBRAMENTOS: A Campanha #SalveOCodigoFlorestal foi criada,  desenvolvida e apoiada pelos membros da rede do Observatório do Código Florestal e outras organizações parceiras, como a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e o Greenpeace. O conteúdo da campanha foi baseado em estudos e notas técnicas que foram fonte de informação para a decisão dos parlamentares e para a imprensa. Durante a campanha a Hashtag foi utilizada por parlamentares, artistas e influenciadores.
.
VEICULAÇÃO: Facebook, Instagram e Twitter

.
SUGESTÕES PARA POSTAGENS:  
.
HASHTAGS: #SalveOCodigoFlorestal #VamosCumprirALei #TodosPeloCodigo
.

.